Pandemia: é hora de apoiar os pequenos negócios!

Neste momento tão difícil, comprar dos pequenos empreendedores é uma forma eficaz de consumo consciente. Vamos apoiá-los e aumentar sua resiliência para atravessar esse período

Estamos todos vivendo dias muito estranhos. Já sabemos que é preciso ficar em casa, evitar ao máximo contato social, ter responsabilidade e agir sempre com muito respeito pelo próximo.

Cada um à sua maneira está tentando se reorganizar diante desse cenário. As micro e pequenas empresas também. E elas precisam da nossa ajuda. No Brasil, são elas que pagam 40% dos salários no país e que são responsáveis por mais da metade dos empregos com carteira assinada.

Em conjunto, os pequenos negócios somam 27% do nosso PIB, o que mostra como é importante mantê-los com força em nossa sociedade. Nós também somos uma empresa social pequena, focada na sustentabilidade e nos sentimos parte desse grupo, com muito orgulho.

Sabemos, no entanto, que o momento é de grande risco para os pequenos negócios. Os grandes, que movimentam fortunas e, muitas vezes, contam com investimentos externos, isenções fiscais e todo tipo de ajuda governamental, irão sobreviver. Eles têm caixa e outras estratégias para suportar períodos de crises. Os pequenos, nem sempre.

Por isso, queremos ser parte de uma campanha nacional de apoio aos pequenos negócios. Prefira, sempre que possível, comprar do pequeno. As grandes redes de supermercados, farmácias, lanchonetes e restaurantes, lojas de roupas e acessórios vão continuar existindo. A sobrevivência dos pequenos, no entanto, vai depender da consciência de cada um de nós.

Por que apoiar os pequenos negócios

  • Com frequência, essas empresas são a porta de entrada de muitos jovens e profissionais com menos experiência no mercado de trabalho;
  • Muitas vezes, atuamos localmente, o que nos permite manter uma relação muito próxima e até afetiva com nossos clientes;
  • No caso dos pequenos negócios que atendem via e-commerce (como nós, da Morada da Floresta!), além de apoiá-los, o consumidor ganha em comodidade, praticidade e, neste momento específico, faz suas compras pela internet com total segurança sanitária;
  • Comprar do pequeno ajuda a comunidade local (mesmo nos casos das lojas virtuais), porque faz o dinheiro circular na região, gerando trabalho e renda para as famílias que vivem na mesma comunidade;
  • Na verdade, os pequenos são os verdadeiros gigantes da nossa economia local e nacional.

Pequenos negócios sustentáveis também precisam da sua ajuda

Se os pequenos negócios são importantes para nosso país, o que dizer das pequenas empresas sociais que, além de criarem empregos e salários, ainda trabalham para gerar impactos positivos na sociedade?

Mais do que negócios, somos sonhos, somos esperança, somos o que queremos para nosso planeta! Além de produtos criados para promover hábitos mais sustentáveis e saudáveis, nossas marcas espalham impactos positivos no meio ambiente e na economia doméstica de muitas famílias.

Não vamos entrar em pânico agora, porque acreditamos na força de cada um de nós para, juntos, formarmos uma corrente de esperança, solidariedade e comunhão. Nosso planeta pede ajuda e nós precisamos de união para fazer deste momento uma oportunidade de transformações essenciais para o futuro da humanidade.

Sejamos fortes e resilientes.

Com amor e compaixão, vamos apoiar os pequenos!