SISTEMAS DE COMPOSTAGEM

Facebook Linkedin Instagram YouTube

Somos uma empresa especializada em compostagem de larga escala no local de geração.

Acreditamos que a compostagem in loco é a solução simples, eficiente e econômica de tratar resíduos orgânicos e transformá-los em adubo. Trabalhamos com 3 soluções principais: torres de vermicompostagem, cilindros e leiras de compostagem. As tecnologias utilizadas promovem a solução para os resíduos sólidos orgânicos por meio de compostagem na fonte de geração, reduzindo os custos associados a coleta e destinação de resíduos e adubação das áreas verdes. 

Com a Humi, você cultivará minhocas vermelhas californianas que serão alimentadas com os restos de alimentos da sua cozinha e naturalmente transformarão seus resíduos em húmus de minhoca, um adubo de extrema qualidade. O excesso de líquido dos alimentos se transformará em composto líquido (adubo riquíssimo em nutrientes e de rápida absorção pelas plantas) que será armazenado na caixa inferior e retirado pela torneira. A Humi não produz cheiro, é fácil de usar e é entregue pronta para uso. Por possuir pés que elevam a torneira do solo, a Humi elimina a necessidade (inevitável nas composteiras convencionais) de comprar, construir ou improvisar um suporte para elevar a torneira do solo.

A Humi é nossa composteira inteligente. Leve, compacta, fácil de manipular elas se adaptam a qualquer local. O produto foi vencedor da votação popular e segundo lugar no Brasil Design Award e traz sua assinatura e diferencial para os ambientes. Dentro das caixas vai a matriz de minhocas californianas, uma população que se auto regula e se alimenta dos resíduos orgânicos que são colocados sobre elas. O que fazemos nesse processo é simular o solo da floresta, colocando nutrientes orgânicos que serão transformados em húmus.

Os cilindros são adequados para todos os tipos de ambientes. Desde escritórios administrativos a grandes industrias, até a condomínios residenciais, esse sistema é versátil e tem funcionamento simples e eficaz. Os cilindros são feitos de um polímero que “envolve” e estrutura o sistema de compostagem e de uma tampa que garante o isolamento do composto e a manutenção das condições ideais no centro do sistema. Eles são estruturas arejadas de alta resistência e durabilidade, adequados a exposição a chuva e Sol.

Os cilindros tem sempre o mesmo porte e tamanho. A depender do volume de resíduos gerados e do espaço disponível sua capacidade pode ser aumentada adicionando mais cilindros ao sistema. O processo de decomposição e compostagem ocorre no meio do cilindro. A lateral e a base é preparada com cobertura vegetal seca, que permite a aeração do composto, por isso, não gera cheiro. Ele é projetado para ter alta durabilidade, trazer unidade visual à compostagem e garantir que o processo termofílico aconteça de maneira adequada.

As leiras são adequadas para todos os tipos de instituição que se categorizam como gerador de larga escala. Esse sistema possui capacidade ilimitada e pode receber uma grande quantidade de resíduos diariamente. É versátil e tem funcionamento simples e eficaz. As leiras são feitas de maneira estruturada com uma base de matéria vegetal seca principalmente galhos e material grosseiro provenientes de podas, ao receber os resíduos uma mistura é feita para garantir a inoculação do composto. O sistema funciona com aeração passiva, garantindo o processo termofílico de compostagem. 

As leiras podem ter porte e tamanho variado. A depender do volume de resíduos gerados e do espaço disponível sua capacidade pode ser replicada e aumentada. O processo de decomposição e compostagem ocorre por bactérias e fungos, principalmente. As laterais e a base são preparadas com cobertura vegetal seca, que permite a aeração do composto, por isso, não gera cheiro. Seu manejo é simples e pode ser feito de forma manual ou mecanizada.

0
novos sistemas instalados em todo Brasil desde 2016

Qualquer instituição que gera resíduos orgânicos pode praticar a compostagem.