COMPOSTAGEM EM LEIRAS

As leiras são adequadas para todos os tipos de instituição que se categorizam como gerador de larga escala. Esse sistema possui capacidade ilimitada e pode receber uma grande quantidade de resíduos diariamente. É versátil e tem funcionamento simples e eficaz. As leiras são feitas de maneira estruturada com uma base de matéria vegetal seca principalmente galhos e material grosseiro provenientes de podas, ao receber os resíduos uma mistura é feita para garantir a inoculação do composto. O sistema funciona com aeração passiva, garantindo o processo termofílico de compostagem. 

As leiras podem ter porte e tamanho variado. A depender do volume de resíduos gerados e do espaço disponível sua capacidade pode ser replicada e aumentada. O processo de decomposição e compostagem ocorre por bactérias e fungos, principalmente. As laterais e a base são preparadas com cobertura vegetal seca, que permite a aeração do composto, por isso, não gera cheiro. Seu manejo é simples e pode ser feito de forma manual ou mecanizada. 

20180419_130914
2017-03-08 14.29.32

“Um sistema prático, de rápida implantação e seguro para qualquer ambiente! Em poucos metros é possível compostar todos os seus resíduos orgânicos, desde resíduos de jardinagem a carnes, cozidos e industriais! “

Este sistema aceita maior variedade de resíduos orgânicos, como restos de carne e alimentos cozidos. No sistema termofílico, bactérias processam a matéria orgânica aumentando sua temperatura a mais de 60º. Isto sanitiza o processo e não atrai vetores. O modelo em leiras de aeração passiva permite melhor gestão do espaço, com pouca mão de obra e é ideal para grandes geradores. É a compostagem in loco, com baixo custo, alta qualidade e praticidade!

“Qualquer instituição que gera resíduos orgânicos pode praticar a compostagem.”

Cada projeto é dimensionado de acordo com as características específicas de cada organização. Assim como as outras tecnologias oferecidas pela Morada da Floresta, a Compostagem Termofílica em Leiras promove a solução para os resíduos sólidos orgânicos por meio de compostagem na fonte de geração, reduzindo os custos associados a coleta/destinação de resíduos e adubação das áreas verdes. Entre em contato conosco e faremos um diagnóstico do sistema mais adequado para o pefil da sua instituição.

 

Morada da Floresta
11 – 2503 0036
www.moradadafloresta.eco.br/compostagem
compostagem@moradadafloresta.eco.br

junho 3, 2018