Vídeos

Rap da Compostagem

Vídeo realizado por alunos e professores da escola Vira Virou do Rio de Janeiro. A escola Vira Virou usa o minhocário da Morada da Floresta desde 2012.  

Primeira Apresentação da Humi

Apresentação caseira e espontânea da Humi

Saiba mais em http://humi.eco.br/

Como retirar o húmus da Composteira Doméstica

Veja como retirar o húmus da composteira doméstica é simples e rápido! Mais da metade dos nossos resíduos domésticos são orgânicos. Com a compostagem doméstica, esses resíduos são transformados em excelente adubo para suas plantas. Se tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão para o próximo vídeo, escreva um comentários no Youtube.

Seminário Resíduos Sólidos na Cidade de São Paulo - Implementando o PGIRS

No dia 27 de junho de 2017 aconteceu o Seminário Resíduos Sólidos na Cidade de São Paulo - Implementando o PGIRS realizado no Instituto Pólis. Cláudio Spínola apresentou os benefícios da compostagem descentralizada como estratégia de gestão para parte dos resíduos orgânicos de São Paulo.

Você conhece o jogo Abalone?

Abalone foi criado em 1987 por dois franceses – Michel Lalet e Laurent Lévi – e já no ano seguinte começou a colecionar troféus: ganhou o Concurso de Internacional da Ludoteca de Boulogne-Billancourt, na França. Em 1989, recebeu o Super Ás de Ouro no Festival Internacional de Jogos em Cannes, França, e foi nomeado para o prestigiado Jogo do Ano, na Alemanha. Finalmente, em 1990, recebeu o selo Mensa Select, nos Estados Unidos, por ser considerado “desafiador, original e bem elaborado”.Parte do seu sucesso vem de seu design elegante: os únicos componentes do jogo são um tabuleiro haxagonal com furos redondos e 28 esferas – 14 brancas e 14 pretas. A outra parte do sucesso vem das regras, bastante simples: na sua vez, os jogadores podem mover de uma a três de suas esferas, desde que elas estejam enfileiradas. Vence aquele que conseguir empurrar 6 esferas do adversário para fora do tabuleiro.

Agricultura Urbana - uma tendência mundial

O curta ResiDual retrata a rotina de duas pessoas: uma com hábitos saudáveis e outra com hábitos convencionais. É interessante como o curta retrata as grandes diferenças de ter uma alimentação saudável, o hábito de compostar e de cultivar os próprios alimentos. Muitas pessoas não sabem, mas o resíduo mais fácil de reciclar é o resíduo orgânico. A melhor parte, é que resíduo orgânico corresponde por cerca de 50% dos resíduos gerados por um brasileiro. [embed]https://youtu.be/UmH4nPz_kn4[/embed] A forma como a agricultura convencional está sendo feita, causa vários danos ambientais como: desertificação, desaparecimento de abelhas (pode causar fome mundial) e extinção da biodiversidade. Por causa dos custos ambientais, financeiros e à saúde devido a agricultura convencional, a prática da compostagem e a criação de hortas urbanas é uma saída que as populações em várias cidades ao redor do mundo encontraram. Bons exemplos disso são: São Francisco (EUA), Freiburg (Alemanha), Genebra (Suíça), entre outros.  

Os agrotóxicos

Outro assunto que está sendo debatido é a grande quantidade de uso de agrotóxicos que são adicionados no processo de produção dos alimentos.
20160930_hortas_urbanas_agrotoxico_01
O Brasil é líder mundial em uso de agrotóxicos e está sendo comprovada a sua relação com o aumento da incidência do câncer. É importante que as pessoas comecem a prestar mais atenção no consumo consciente na alimentação e por consequência na própria saúde.
20160930_hortas_urbanas_agrotoxico_02
Diversos estudos apontam a relação entre o veneno (agrotóxico) e a doença (câncer).” Fábio Franke (Oncologista)
Em São Paulo também existem algumas iniciativas de hortas urbanas acontecendo. Alguns exemplos são: A Horta do Shopping Eldorado, Horta da Vila Indiana, Horta do Ciclista, Horta do Centro Cultural, Horta da FMUSP, Horta das Corujas e Horta Comunitária da Saúde. Acreditamos que se cada um fizer um pouquinho conseguiremos fazer uma grande diferença na nossa alimentação e ter uma sociedade mais unida e saudável.
Aqui, na Morada da Floresta, nós plantamos alguns alimentos e o almoço vegetariano servido aos colaboradores e clientes é feito com alimentos sem agrotóxicos e na sua maioria orgânico. Todo o resíduo orgânico da cozinha é compostado nas nossas Composteiras. O adubo, resultado da compostagem, utilizamos novamente para o plantio e assim fechamos o ciclo da reciclagem dos resíduos orgânicos.
20160930_hortas_urbanas_colheita
A missão da Morada da Floresta é proporcionar mudanças comportamentais para amenizar os impactos causados no meio ambiente. Por isso criamos o Kit Horta Fácil para mostrar que o processo de plantio em casa é fácil e prazeroso assim como a Compostagem Doméstica.
O Kit Horta Fácil contempla:
1 Horta vertical (com rodízio) + Aula Virtual de Hortas + Kit de Sementes de Plantas Companheiras

Benefícios da Horta Vertical:

  • Auto irrigável (até 14 dias sem regar)
  • Ideal para quem se esquece de regar as plantas
  • Perfeito lugares com pouco espaço
  • Orgânicos + Frescos + Saborosos + Saudáveis
  • Economia no Longo Prazo
  • Decorativo
  • Economia de água
  • Antidengue
  • Não utiliza eletricidade
  • Feito de Material Reciclado
  • Fácil de deslocar dentro de casa ou apartamento

O que você irá aprender na Aula Virtual de Hortas:

  • Montagem da Horta Vertical
  • Escolha do local para instalação
  • Como fazer a Compostagem Doméstica
  • Como utilizar Húmus e Composto Líquido resultantes da Compostagem
  • Preparo do Solo
  • Plantio Consorciado (plantas companheiras)
  • Principais pragas e doenças e como tratá-las
 

Natureza em São Paulo e Transformação PorQueNão? (2014-08)

Edição da entrevista gravada com Cláudio Spínola no dia  30-08-2014 pelo projeto PorQueNão?  

Morada da Floresta - Yunus SP (2015-10)

Morada da Floresta é um negócio social que participou do 2º Ciclo de Aceleração Yunus em São Paulo. Vídeo realizado pela Yunus Negócios Sociais Brasil.    

Bebês Ecológicos no Portal Namu (2014-02)

Você sabia um bebê usa 6 mil fraldas descartáveis e que cada uma delas demora 450 anos para se decompor? Um projeto da Morada da Floresta propõe uma alternativa que não agride o meio ambiente. Ana Paula Silva conta como uniu tecnologia e sustentabilidade para solucionar o problema. 20140227_bebes_ecologicos_no_portal_namu  

Horta eduK (2015-08)

Em maio de 2015, realizamos uma vivência de plantio com Peter Webb para a implementação de uma horta na sede da eduk (www.eduk.com.br), empresa de cursos online. Além da horta, implementamos também um sistema de compostagem termofílica para compostar os resíduos orgânicos produzidos pelo restaurante da eduk.   Esse vídeo foi realizado pela eduK (www.eduk.com.br) em parceria com a Morada da Floresta.  

Video Prêmio Empreendedor Social 2016

logo_premio_empreendedor_social_2016 Vídeo Prêmio Empreendedor Social 2016 sobre Cláudio Spínola, Morada da Floresta e Composta São Paulo realizado pela Folha de São Paulo.
Saiba mais lendo a matéria realizada pela Folha de São Paulo sobre a Morada da Floresta para o Prêmio Empreendedor Social 2016:

Ex-república alternativa, Morada da Floresta vira usina de permacultura

Permacultura Urbana - Por Que Não? (2014-12)

Edição da entrevista gravada com Cláudio Spínola no dia  30-08-2014 pelo projeto PorQueNão?

Biocosméticos: Maquiagens Naturais e Orgânicas

Biocosméticos e maquiagens orgânicas com ingredientes naturais e biodegradáveis que atuam como alimento nutritivo para a pele, preservando a saúde pessoal, o respeito com animais e com o planeta.   20150721_biocosmeticos  

COMPOSTA SÃO PAULO - Resultados 2014

Conheça os resultados do projeto Composta São Paulo! http://www.compostasaopaulo.eco.br/resultados2014/  

Aprenda como montar uma composteira em casa - Casa Abril (2015-02)

Passo a passo para montar uma composteira doméstica e dicas de Cláudio Spínola sobre onde instalar e quais os tipos de alimentos que podem ser colocados.     Matéria realizada pela Casa Abril, por Cris Komesu. http://casa.abril.com.br/materia/aprenda-como-fazer-uma-composteira-em-casa  

Alternativas Ecológicas para a Mulher (Portal Namu)

Absorventes, este é um assunto que provavelmente você nunca pensou que iria discutir com suas amigas, mas os tempos mudaram. Vivemos em uma era moderna e que a maioria de nós usamos diferentes tipos de absorventes carregados com produtos químicos e poluentes. Absorventes reutilizáveis sempre existiram, mas, assim como as fraldas de pano, eles retornaram com seu desing moderno e bonito. Eles são livre de produtos químicos, ecológicos e econômicos. Muitas mulheres que no início estavam céticas provaram e os votos foram unânimes: os absorventes reutilizáveis são confortáveis, fácil de limpar, frescos e respiráveis !

E você já provou?

Confira este vídeo realizado pelo Portal Namu com Ana Paula Silva da Morada da Floresta e saiba mais sobre o assunto:  

COMPOSTA SÃO PAULO - PicNic 2015

PicNic 2015

Para fechar o ciclo de oficinas do projeto Composta São Paulo 2014, foi realizado um picnic entre os participantes para reunir pessoas, vontades e ideias. O PiNic foi realizado no Parque do Ibirapuera em janeiro de 2015.   COMPOSTA SÃO PAULO - PicNic 2015 from Morada da Floresta on Vimeo.  

Inovados - Morada da Floresta (2013-09)

Este vídeo faz parte do acervo histórico da Morada da Floresta, traz informações sobre o desenho econômico da empresa baseado em negócios sustentáveis com a produção de soluções ecológicas e conscientização ambiental para trazer inspirações de como cada pessoa pode contribuir em sua própria casa e com seu próprio consumo para a diminuição dos impactos no meio ambiente. Vídeo gravado com a repórter Vanessa Reis no ano de 2010.    

Conheça a Morada da Floresta (Guia Namu) (2013-08)

A Morada da Floresta foi visitada pelo Guia do Portal Namu, que registrou uma matéria super bacana com Cláudio Spinola, idealizador do projeto e morador junto com sua família na casa.

Confira a matéria e conheça mais sobre as soluções ecológicas e permaculturais aplicadas na Morada da Floresta:

20140131_morada_da_floresta_guia_namu