O Brasil pode parar de enterrar riqueza!

2025-03-19T17:27:59-03:0019 de mar de 2025|

Finalmente um plano estruturado para reorganizar a gestão de resíduos orgânicos no Brasil!

Planaro – Plano Nacional de Redução e Reciclagem de Resíduos Orgânicos Urbanos, elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em parceria com diversas entidades colaboradoras e especialistas, visa reduzir o desperdício de alimentos e ampliar o potencial da reciclagem de resíduos orgânicos urbanos no Brasil.

O Planaro será um divisor de águas no Brasil e estamos muito animados com essa novidade! Trabalhamos diariamente a mais de 15 anos compartilhando informações, conteúdos e soluções para ampliar e facilitar a prática da compostagem no Brasil. Não tem como não ficarmos animados!

No início éramos poucas pessoas, poucas empresas, poucas organizações e poucas pessoas nos órgãos públicos falando de compostagem. Em 2014, o projeto Composta São Paulo furou a bolha da compostagem e mostrou ao Brasil que a compostagem residencial é uma excelente estratégia enquanto política pública para reciclarmos nossos restos de alimentos. Com o Composta São Paulo, descobrimos que além de transformar resíduos em adubo, a compostagem residencial promove educação, empoderamento, hábitos saudáveis, solidariedade e felicidade!

 

De lá para cá houveram importantes avanços!

Muitas empresas, condomínios e escolas começaram a compostar! Diversas prefeituras realizaram projetos de compostagem! Foram criados resoluções, leis e incentivos para projetos de compostagem! Muitas empresas de coleta e compostagem surgiram! A Associação Brasileira de Compostagem foi criada! … e o movimento não para mais!

Mesmo assim, ainda há muito a ser feito! Mais de 99% dos resíduos orgânicos que produzimos no Brasil ainda são encaminhas para lixões e aterros, e menos de 0,4% são compostados.

Diante esse enorme desafio, o Planaro – Plano Nacional de Redução e Reciclagem de Resíduos Orgânicos Urbanos surge como uma esperança! Neste momento, sua versão preliminar está aberta para consulta pública até dia 31 de março.

Por ser um finalista do Prêmio Empreendedor Social e pelo pioneirismo e relevância do trabalho da Morada da Floresta em prol da compostagem, fui convidado pela Folha de São Paulo para escrever um artigo sobre a importância do Planaro na coluna Papo de Responsa.

 

Gostaríamos de te convidar para ler o artigo, se inteirar um pouco mais sobre o assunto, e descobrir como você pode fazer parte dessa mudança!

 

Clique aqui para acessar o artigo.

 

Na nossa opinião, a compostagem in loco é a solução mais lógica e sustentável para reciclarmos os resíduos orgânicos. Pensando nisso, desenvolvemos composteiras residenciais e empresarias que nossos resíduos sejam transformados em adubo de maneira fácil, limpa e organizada.

Transforme seus resíduos em vida e contribua para um Brasil mais sustentável!