ECOhabitat – Casa Sustentável em São Paulo (2011-02)

Confira os vídeos e a linda página dedicada à Morada da Floresta no site do documentário ECOHABITAT:

26022012_ecohabitat_casa_sustentavel_em_sao_paulo

 

 

 

 

 

 

 

Casa sustentável em São Paulo

Nós do ECOhabitat queremos te convencer que é possível, sim, ser sustentável em qualquer lugar, seja no campo, ou mesmo na cidade. Na sua casa, ou no seu escritório. Para isso, apresentamos nesta reportagem a Morada da Floresta, o lar do casal Claudio, sua esposa Ana Paula e suas duas filhas.

Numa pacata rua do bairro de Bonfiglioli, em São Paulo, esta residência se diferencia das outras. Já da rua é possível observar diversas plantas crescendo em cima do muro. Na garagem,  o casal comercializa composteiras.

Para quem deseja reutilizar os restos orgânicos da cozinha, a Morada oferece um sistema pronto para ser usado. E o melhor é que eles podem adequar tamanhos para sua necessidades. Ou seja, as composteiras podem ser utilizadas em ambientes domésticos, ou mesmo empresariais. A diferenção está no numero de caixas necessárias para compostar os restos de alimentos, ou até mesmo papéis.

Neste sistema, o mau cheiro é eliminado com o uso de serragem e folhas secas. Minhocas da espécie californiana consomem todo o material orgânico e o transformam num rico adubo!

Caso você não queira comprar, o ECOhabitat te ensina a fazer sua própria composteira.

 

Uma Morada sustentável.

Aspectos econômicos, sociais e ambientais caminham juntos. Claudio e Ana Paula recebem diversos visitantes interessados em aprender mais sobre a permacultura. Para quem não sabe, a permacultura é uma forma de organizar uma casa, ou mesmo uma propriedade inteira para que tudo funcione de forma conectada, gerando a sustentabilidade que tanto falamos. E o interessante é que neste espaço eles adaptam o conceito formulado na década de 70, na zona rural, para o ambiente urbano.

Num próximo post, prometo me aprofundar mais nesse conceito. Mas por hora, vale a pena ressaltar que a Morada da Floresta também vende outros valiosos produtos que permitem um estilo de vida mais conectado com a natureza. Fraldas, absorventes ecológicos e até deliciosos pães!

26022012_ecohabitat_casa_sustentavel_em_sao_paulo02

 

 

 

 

 

Fralda ecológica

Definitivamente é um lugar que você, urbanóide como eu, precisa conhecer.

www.moradadafloresta.eco.br
Fonte:
http://ecohabitat.tv.br/casa-sustentavel-em-sao-paulo/