Documentários

Compostar, plantar, comer

Mini-Documentário fresquinho feito por Lua Bonduki com entrevistas com Cláudia Visoni, Cláudio Spínola e Sergio Shigeeda. Foi uma bate papo muito gostoso!

 

NatGeo - A Verdade de Cada Um (Consumo)

Série: A Verdade de Cada Um Episódio: Consumo Direção: Marcelo Machado Produção: O2 Filmes Canal: National Geographic Channel (NatGeo)

O episódio Consumo, da série A Verdade de Cada Um, apresenta retratos de pessoas e suas relações particulares com o consumo.

"A Verdade de Cada Um" é uma série episódios dirigida por Marcelo Machado (diretor do documentário Tropicália), produzida pela O2 Filmes e exibida pelo canal NatGeo. Cada episódio da série aborda um tema específico, apresentando diferentes realidades e pontos de vistas através "personagens" da vida real, que compartilham suas intimidades e opiniões sobre o tema em questão.

O episódio Consumo aborda o cotidiano pessoas que se relacionam de modo distinto com o consumo. A família da Morada da Floresta foi convidada para participar do episódio como uma família que possui hábitos de consumo conscientes e responsáveis no seu dia a dia. Sentimos muita gratidão em ter participado desse lindo trabalho, desenvolvido por uma equipe exemplar em profissionalismo e simpatia!

Veja abaixo os horários das reprises segundo o site da NatGeo:

  Reprise deste episódio  
  • Dia: quarta-feira, 27 de março Horário de inicio: 22h15 Horário de termino: 23h00
  • Dia: quinta-feira, 28 de março Horário de inicio: 04h00 Horário de termino: 04h50
  • Dia: sexta-feira, 29 de março Horário de inicio: 20h35 Horário de termino: 21h25
  • Dia: quarta-feira, 3 de abril Horário de inicio: 14h45 Horário de termino: 15h35
  Reprise deste show
  • Dia: domingo, 24 de março Horário de inicio: 21h00 Horário de termino: 21h50
  • Dia: segunda-feira, 25 de março Horário de inicio: 03h35 Horário de termino: 04h25
  • Dia: quarta-feira, 27 de março Horário de inicio: 16h25 Horário de termino: 17h15
  • Dia: quarta-feira, 27 de março Horário de inicio: 22h15 Horário de termino: 23h00
           

Agricultura Urbana e Periurbana em São Paulo

Agricultura Urbana e Periurbana em São Paulo

Assista a websérie produzida pelo Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA) e pelo Instituto Vitae Civilis, que busca mostrar que não só temos agricultura na cidade de São Paulo como ele é extremamente importante.

A partir de entrevistas com diversos atores e iniciativas, você poderá entender um pouco mais do assunto e saber como se envolver. Neste quarto capítulo, a abordagem é a problemática do consumo de alimento de agrotóxicos, os benefícios do consumo de orgânicos e onde encontrá-los.

Clique na imagem para assistir:

 

Nascimento de Micah (vídeo)

Atendendo à pedidos, disponibilizamos o vídeo completo do nascimento de Micah, no dia 27 de março de 2010, em Goa, Índia.

Oferecemos este vídeo com carinho, para que ele sirva de inspiração para o resgate da potencialidade feminina que é o Parto Natural.

O vídeo Nascimento de Micah, filho de Ana Paula Silva e Cláudio Spinola, no Birthing Center Goa (Casa de Partos de Goa India), além de lindas imagens, promove reflexões profundas e relevantes sobre a maneira como nascemos, como a companhia do Pai e de pessoas desejadas no ambiente de parto, a consagração do nascimento como um momento espiritual e sagrado, a não intervenção profissional e o respeito pelo tempo do bebê e da mãe.

Este vídeo é recomendado para às famílias que desejam obter informações e inspirações, para o uso de doulas que trabalham apoiando o Parto Natural, assim como para grupos de apoio à gestação.  

O Futuro do Nascer - Documentário

Assistam ao maravilhoso vídeo de Apoio à Humanização do Parto, apresentado pelo canal Futura! O documentário O Futuro do Nascer fala sobre a problemática da cesariana no Brasil, que é no país recordista mundial. O vídeo apresenta cenas do nascimento de Micah (filho de Ana Paula Silva e Cláudio Spinola), nascido de parto na água em uma casa de partos em Goa, Índia, em março de 2010.
Produzido por Mayara Boaretto  e Kleider Risso, produzido pela nove9 e fotografado e editado por Isadora Carneiro.

 O vídeo apresenta opiniões de:

Alexandre Padilha - Ministro da Saúde;
Dona Francisquinha - parteira tradicional;
Jorge Khun - médico obstetra;
José Fernando Vinagra - médico pediatra; Marcelo Nerling - advogado;
Nadia Zanon - enfermeira obstetra e coordenadora do curso de Obstetricia da USP; e
Rosa Carneiro - antropóloga.

Nos sentimos realmente felizes em prestigiar e participar deste vídeo com um conteúdo de tão boa qualidade, recomendamos à todos!

Ecovilas - Na Contramão da Sociedade (2011-08)

Confira o vídeo Ecovilas TCC dos alunos de Rádio e TV da Faculdade Paulus de Tecnologia FAPCOM Turma de 2009 Tema: Na Contramão da Sociedade - Ecovilas

ECOhabitat - Casa Sustentável em São Paulo (2011-02)

Confira os vídeos e a linda página dedicada à Morada da Floresta no site do documentário ECOHABITAT: 26022012_ecohabitat_casa_sustentavel_em_sao_paulo              

Casa sustentável em São Paulo

Nós do ECOhabitat queremos te convencer que é possível, sim, ser sustentável em qualquer lugar, seja no campo, ou mesmo na cidade. Na sua casa, ou no seu escritório. Para isso, apresentamos nesta reportagem a Morada da Floresta, o lar do casal Claudio, sua esposa Ana Paula e suas duas filhas. Numa pacata rua do bairro de Bonfiglioli, em São Paulo, esta residência se diferencia das outras. Já da rua é possível observar diversas plantas crescendo em cima do muro. Na garagem,  o casal comercializa composteiras. Para quem deseja reutilizar os restos orgânicos da cozinha, a Morada oferece um sistema pronto para ser usado. E o melhor é que eles podem adequar tamanhos para sua necessidades. Ou seja, as composteiras podem ser utilizadas em ambientes domésticos, ou mesmo empresariais. A diferenção está no numero de caixas necessárias para compostar os restos de alimentos, ou até mesmo papéis. Neste sistema, o mau cheiro é eliminado com o uso de serragem e folhas secas. Minhocas da espécie californiana consomem todo o material orgânico e o transformam num rico adubo! Caso você não queira comprar, o ECOhabitat te ensina a fazer sua própria composteira.  

Uma Morada sustentável.

Aspectos econômicos, sociais e ambientais caminham juntos. Claudio e Ana Paula recebem diversos visitantes interessados em aprender mais sobre a permacultura. Para quem não sabe, a permacultura é uma forma de organizar uma casa, ou mesmo uma propriedade inteira para que tudo funcione de forma conectada, gerando a sustentabilidade que tanto falamos. E o interessante é que neste espaço eles adaptam o conceito formulado na década de 70, na zona rural, para o ambiente urbano. Num próximo post, prometo me aprofundar mais nesse conceito. Mas por hora, vale a pena ressaltar que a Morada da Floresta também vende outros valiosos produtos que permitem um estilo de vida mais conectado com a natureza. Fraldas, absorventes ecológicos e até deliciosos pães! 26022012_ecohabitat_casa_sustentavel_em_sao_paulo02          

Fralda ecológica

Definitivamente é um lugar que você, urbanóide como eu, precisa conhecer. www.moradadafloresta.eco.br Fonte: http://ecohabitat.tv.br/casa-sustentavel-em-sao-paulo/

Mulheres que Fazem a Diferença

Confira o curta sobre o tema Mudanças Climáticas que contou com depoimentos de Ana Paula Silva aqui na Morada da Floresta.   * vídeo produzido por Vitae Civilis e OXFAM