Permacultura Urbana: novas formas de habitar a paisagem

Esse curso visa demonstrar como as pessoas que se interessaram por essas práticas, percebem e convivem em seu ambiente urbano, considerando alguns temas como água, bioconstrução e solos e adequaram as possibilidades de clima, e de territorialidade, incluindo a questão de estar num grande centro urbanos. Neste percurso, além de discussões em grupo, visitaremos três espaços: a Morada da Floresta localizada no Jardim Bonfiglioli na zona Oeste de São Paulo; a Casa do Alpendre localizada no Jardim Rolinópolis também na Zona Oeste e por fim a Casa Ecoativa localizada no extremo sul de São Paulo no Distrito do Grajaú.

Valor: RS 24,00 com carteirinha do SESC / R$40,00 Meia e R$80,00 inteiro

Almoço incluído em todas as visitas.

08/01. Encontro teórico: introduzindo o tema Permacultura, entendendo o que é a cidade e quais os problemas dela. A metodologia será por Roda de Conversa e dinâmicas. (das 14hrs às 16hrs)

15/01. Vivência na Morada da Floresta: demonstração de tecnologias de compostagem, plantio com a abordagem de temas como; solos saudáveis e plantio com diversidade, inclui almoço orgânico e vegetariano. (10hrs às 16hrs)

22/01. Vivência na Casa do Alpendre: apresentando as 3 tecnologias relacionadas à água: captação e armazenamento (cisternas); filtragem de águas cinzas (sistema da pia da cozinha) e reuso (criação de peixes no laguinho e irrigação da horta) ; aquaponia. Inclui material didático-pedagógico introdutório no formato fanzine e almoço; (10hrs às 16hrs)

29/01. Vivência na Casa Ecoativa: visita guiada pelas tecnologias do espaço atividade prática de Bioconstrução, almoço com as mulheres do projeto Vargem Grande Saudável. (10hrs às 16hrs)

05/02. Fechamento do curso: discussão sobre as possibilidades de utilizar as tecnologias apresentadas no cotidiano de casas e apartamentos. (14hrs às 16hrs)

Com Estela Cunha CriscuoloCasa Ecoativa e Casa do Alpendre.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
[email protected] / 11 3254-5600

Para mais informações:

http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/permacultura-urbana-novas-formas-de-habitar-a-paisagem

ou

[email protected]