Agricultura Urbana de Quintal (2013-09)

com Bruno Pitarello

Agricultura de Quintal
Data:
14 e 15 de setembro de 2013
Horários: 09:00 às 18:00 hs

Valores:
R$ 240,00 para os 2 dias de curso
R$ 140,00 para um dia avulso

Incluso apostila digital e almoço vegetariano.

A Agricultura Urbana Produtiva (AUP) é realizada em pequenas áreas dentro de uma cidade, ou no seu entorno (peri-urbana), e é destinada à produção de cultivos para utilização e consumo próprio ou para a venda em pequena escala, em mercados locais. Mas o modelo industrial implicou em fenômenos que trocaram promoveram o abandono de práticas agrícolas nas grandes cidades. Hoje vemos, praças, parques e terrenos abandonados que poderiam estar alimentando muitas pessoas em áreas urbanas. Práticas de Agricultura Urbana Produtiva são soluções para a produção e consumo de alimentos orgânicos, revitalização de bairros, envolvimento comunitário, geração de renda, uso de áreas ociosas nas cidades, nas residências, prédios e condomínios.

Este curso prático e teórico (mais prático que teórico) visa compartilhar conteúdos, técnicas e conhecimentos para instrumentalizar os participantes a produzir seus próprios alimentos na cidade, em casa ou apartamento, favorecendo com que os ambientes urbanos se tornem mais sustentáveis.

Essas atividades podem ser praticadas nos espaços intra urbanos ou peri urbanos, estando vinculadas às dinâmicas urbanas ou das regiões metropolitanas e articuladas com a gestão territorial e ambiental das cidades. Partindo deste enfoque, a AUP contribui para promover cidades produtivas e ecológicas, que respeitam a diversidade sociocultural e que promovem a segurança alimentar e nutricional. A AUP é praticada por indivíduos ou organizações formais ou informais nas mais diversas condições sociais. A AUP está relacionada também com o lazer, a saúde, a cultura, a economia e o ambiente, e pode ser realizada em espaços públicos e privados.

O uso e aproveitamento dos pequenos espaços urbanos em nossas casas, escolas e apartamen

tos para o cultivo estão ligados à práticas de AUP. Transformar os espaços urbanos em locais agradáveis e belos de convivência, que produzam alimentos, ervas aromáticas e medicinais proporciona a educação ambiental e a melhoria das cidades.

Transformemos nossa casa para a mudança que queremos para o nosso planeta!

Programação:

Módulo 2: Agricultura de Quintal

Dia 14 de setembro (sábado)
Manhã
– Métodos de plantio em materiais reutilizáveis
– Sementes de verão e inverno
– Como produzir minhas próprias sementes
Tarde
– Quintais agroflorestais
– Planejamento Manejo de quintal
– Preparação da terra

Dia 15 de setembro (domingo)
Manhã
– Manejo do quintal
– Preparação da terra
– Preparação das sementes e mudas
Tarde
– Manejo do quintal
– Plantio

Bruno Borbel Pitarello
Biólogo e Educador Ambiental desde 2005, Permacultor pelo IPEMA e especialista em negócios sustentáveis pela Universidade Católica de Santos (MBA – negócios sustentáveis: Ambiente, Cultura e Turismo) com enfoque em educação para a Sustentabilidade. Coordenador do projeto “Capacitação da Mão de Obra: Adequações Sustentáveis em áreas urbanas no Litoral Norte de SP” em parceria com a SALA VERDE/Ubatuba, atualmente é técnico do projeto “A Horta Pedagógica Escolar” (que desenvolve práticas e fornece subsídio teórico para escolas municipais do Litoral Norte de São Paulo através da ong ASSU-UBATUBA), faz parte da rede Agricultura Sustentável e desenvolve práticas e cursos sobre Policultivo Sucessional, Agricultura Urbana e Jardins Agroflorestais.

Desistências

  • Até 10 dias antes do curso: devolução de 90% do valor investido.
  • Até 1 dia antes do curso: devolução de 50% do valor investido.
  • Após inicio do curso não há devolução do valor investido.

Informações e inscrições:


Morada da Floresta

Rua Diogo do Couto 47
Jardim Bonfiglioli, SP, SP
11 – 3735 4085
/ 2503 0036
www.moradadafloresta.eco.br
email para contato: atividades@moradadafloresta.eco.br